quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ÁREA VERDE

Encontrei no site Simples decoração algumas dicas super legais para a área verde, e os pontos importantes que vc deve analisar antes de criar o seu espaço verde são:
1) As características do espaço definem as plantas que devem ser escolhidas -  Cada planta tem as suas necessidades específicas de luz e alimento e suas fraquezas ou forças em relação à incidência de luz, pragas e vento (algumas aguentam tudo e outras são muito suscetíveis).  Para que vc não fique triste pq as plantas morreram ou ficaram doentes logo depois de plantadas, deve saber um pouquinho sobre isso.
Há as plantas de sombra, meia-sombra e sol.  Em geral, as de sombra são as que tem as folhas mais bonitas e as de sol as que tem as flores mais bonitas. Mas estas características variam de lugar para lugar: Uma planta de sol do SUL do país pode ser de meia-sombra no SUDESTE.

sombra:




meia sombra:




sol:




Se vc quer plantas perto de piscina não vai querer que ela faça muitas sombras sobre a água, certo ? Então, veja o quanto a planta cresce, se faz muita sombra e se solta muitas folhas antes de plantar.
 Outra característica é o tipo de solo: Há plantas que gostam de terrenos mais arenosos, outras precisam de terra argilosa.
2) Vc tbém deve analisar a sua disposição para cuidar das plantas -  Algumas precisam de cuidado constante, outras vc deixa lá e praticamente esquece. Cactos, por exemplo, só precisam que os deixemos em paz.  Outras precisam de água duas vezes por dia. Outras perdem as folhas de tempos em tempos e se ficarem perto de piscinas vão dar trabalho. Há também aquelas que só duram por um período (as anuais) e não adianta, vc tem que troca´-las. Outras duram por muito tempo (se bem tratadas) – são as perenes.



3) As características de crescimento das plantas – Toda planta tem um tamanho máximo quando adulta e vc deve considerar isso quando a compra, principalmente se vc pretende plantar no chão, perto de muros. Se plantar em vaso,  o tamanho do vaso não vai deixar a planta crescer o que deveria, mas ela pode não gostar disso e vc deverá trocá-la para um vaso maior. Além disso, algumas crescem devagar (árvores levam anos) e outras crescem feito umas doidas (primavera por exemplo). O Ficus, aquela plantinha que fica bonitinha podada, é uma ÁRVORE, não se esqueça – se plantar no chão perto de muro, fique de olho.

ficus pequeno e ficus grande



Então, para criar a sua área verde sugiro que leia um pouco sobre isso e/OU observe bem o espaço onde pretende colocar suas plantas, anote suas características (sol de que horas a que horas ? Alguma luz  indireta (vindo de janela, etc)  ? Como é a terra ?   É úmido ? É seco ? Tem muro perto ? Quero ter pouco trabalho? etc. e converse, de preferência, com o produtor – um vendedor pode não saber tanto e estar mais interessado em vender que em lhe ajudar. Se vc tiver sorte, ele vai lhe dar dicas preciosas e o seu jardim ou cantinho verde vai ser exatamente do jeito que vc sonha.

planta anual e cactus



BJOS

MILLA TRINDADE