terça-feira, 8 de novembro de 2011

HARRY BERTOIA



Como pode, eu adorar tanto um designer e nunca ter falado dele aqui no blog? Viva o Harry!!! Sou apaixonada na cadeira Bertoia ainda vou ter uma!!!! lindo design!!





Harry Bertoia foi um designer de móveis, jóias, artista gráfico, escultor e arquiteto. Nasceu em San Lorenzo, Itália em 10 de março de 1915, emigrando para os Estados Unidos em 1930. Após uma certa dificuldade em aprender a língua inglesa, entrou para uma Escola Técnica em Detroit, na cidade em que também estudou desenho e pintura. 


Em 1949, mudou-se para a Pensilvânia, e passou a trabalhar como escultor e professor na Academia de Belas Artes de Cambrook. O nome de Cambrook está associado à pessoas famosas na história de criação de móveis: Eero Saarinen, Charles Eames, Ray Kaiser, entre outros. Bertoia esteve em Cambrook no período em que Charles Eames era líder do departamento Experimental de Criação e os dois trabalharam juntos no desenvolvimento de alguns produtos. 

Seus trabalhos começaram a chamar a atenção, quando Hans e Florence Knoll, os arquitetos fundadores da Knoll Associates ¿ uma das mais importantes e influenciadoras companhias de design da segunda metade do séc. XX, ofereceram-lhe um estúdio para que pudesse desenvolver seus estudos em metal, pois mesmo trabalhando com esculturas, seu trabalho sempre esteve voltado ao mobiliário. Assim uma das propostas apresentadas foi uma cadeira formada por tela. Ao analisar o projeto, Florence Knoll percebe a semelhança com uma cesta plástica de secar pratos e lhe propõe que estude um modo de criar uma cadeira com essa forma, de uma maneira que se adaptasse inteiramente ao corpo. Meio ano depois estava desenvolvida toda a linha de poltronas-cesto. Apesar da aparência sutil, o projeto não valorizava apenas a funcionalidade, mas também o jogo de forma e espaço, e a flexibilidade do metal. Tudo isso em uma estrutura de aço curvado e soldado, cromado ou recoberto de vinil. Em 1952 a linha de cadeiras Bertoia foi incorporada a coleção Knoll. 

Harry Bertoia morreu em 6 de novembro de 1978 e obteve uma grande reputação em cada campo que atuou. 









Abaixo vídeo sobre a importância do designer


BJOS

MILLA TRINDADE