segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

11 de Dezembro é dia do ARQUITETO

Oscar Niemeyer: linha do tempo com suas obras


O arquiteto Oscar Niemeyer, prestes a fazer 104 anos agora dia 15 de dezembro, continua elaborando projetos e estudando filosofia. Na galeria abaixo, você navega pelos seus projetos de 1937 a 2008.

Obra do Berço: com sua fachada de brise soleil, o prédio da entidade de apoio à infância marca a estréia na arquitetura moderna.


Sede da ONU: o projeto da Organização das Nações Unidas foi desenvolvido em parceria com o arquiteto franco-suíço Le Corbusier.

Edifício Copan: símbolo da metrópole paulistana, o prédio sinuoso com 1 160 apartamentos tem integração perfeita com a paisagem urbana.

Sede do Partido Comunista Francês: a cúpula de concreto abriga um auditório – para que não ocupasse todo o terreno, parte dela foi instalada no subsolo.

Sede da editora Mondadori: suspensa do chão pela estrutura de colunas aparentes com espaçamento irregular, a construção monumental surpreende pela leveza.

Universidade de Constantine: o programa previa 20 edifícios, mas Niemeyer desenhou apenas seis – proposta reforça a integração das ciências.

Praça da Apoteose: a imensa escultura de concreto, que virou emblema do Carnaval carioca, marca a entrada da passarela por onde desfilam as escolas de samba.


Museu de Arte Contemporânea: considerada uma das obras mais importantes na produção recente do arquiteto. Sua forma circular favorece a vista panorâmica do mar.

Museu Oscar Niemeyer: com a construção do “olho” de concreto e vidro, o prédio criado por Niemeyer em 1967, que servia à administração estadual, virou centro cultural.

Galeria Serpentine: projeto temporário, erguido no Hyde Park, foi doado à prefeitura de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Seu próximo destino deve ser um parque público da cidade.

Parque Aquático: uma ampla marquise integra as piscinas aquecidas, instaladas sob as cúpulas. Com 21 mil m2, já está em construção na Alemanha.
courtesy: Casa Abril

Cquote1.svgNão é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.[ fonte Wikipédia]Cquote2.svg
— Oscar Niemeyer




Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhou para a cidade de Brasília.

""…quem for a Brasília, pode gostar ou não dos palácios, mas não pode dizer que viu antes coisa parecida. E arquitetura é isso - invenção." ”

— Oscar Niemeyer


BJOS

MILLA TRINDADE